guilherme 44

Home Sobre RSS

Como ser melhor utilizando a tecnologia

  • lifestyle
  • life
  • vida_melhor

Nesse post vou falar sobre como a tecnologia me ajudou a ser uma pesssoa melhor e a partir dela comecei a utilizar ferramentas disponíveis para minha qualidade de vida e performance como profissional. Essas ferramentas podem ser aplicadas para todas as pessoas, mas acredito que as pessoas com carreira em T.I. conseguem chegar à essa informação mais rapído, pois são elas quem criam as ferramentas.

Sempre gostei de jogos, principalmente de jogos de construir, como Simcity (construir cidade), Simfarm (construir fazenda), RollerCoaster (construir parque de diversão). Porém sou uma pessoa muito curiosa e sempre queria fazer mais do que podia, como começar a construir minha fazenda no Simfarm e ter a plantação mais rentável, para descobrir isso eu utilizei o “CHEAT CODE” do jogo.

Com o CHEAT CODE eu consegui descobrir que a plantação mais rentável era de laranja, então iniciei uma fazenda nova apenas com plantações de laranjas.

Com o tempo, comecei a enxergar tudo como jogo, inclusive a vida.

Prioridades

Abraham Maslow, psicólogo americano, criou a pesquisa mais famosa que examinou a motivação humana.

Maslow criou uma pirâmide chamada hierarquia de necessidades. Basícamente ele coloca as coisas que precisam estar perfeitas para você conseguir se preocupar com as coisas que estão mais para cima.

Esse gráfico faz muito sentido para mim e com ele fica claro o que eu tenho que priorizar a maioria das vezes.

Por exemplo: Se eu não consigo dormir direito, é melhor eu dormir antes de me preocupar se eu estou trabalhando bem, não adianta nada eu fazer um sistema que não funciona e depois no dia seguinte ter que refazer o trabalho.

Essa pirâmide eu separei em três tipos de energias.

  1. Energia física: ter energia para levantar da cadeira, ir no banheiro, fazer as coisas;

  2. Energia emocional: não adianta ter energia física se a cabeça está cheia de coisas;

  3. Energia mental: estar motivado mentalmente e conseguir executar os planos;

Já se passaram 12 anos desde a chegada dos aplicativos em 2007, com o iPhone, e muitas empresas surgiram e vão surgir com produtos para melhorar a vida de todos, que no meu ponto de vista é o CHEAT CODE da vida. Com elas podemos otimizar a nossa energia com coisas que podemos fazer que vai tornar a vida melhor, mais fácil e permitir viver mais feliz.

Separei 10 dicas de como melhorar a nossa energia:

  1. Dormir
    Não adianta tentar não dormir, o corpo precisa de dormir e descansar.
    • Sleep Cycle - aplicativo de despertador que monitora o sono e desperta quando seu sono está leve, evitando você acordar no sono profundo e ficar com sensação de cansaço o dia todo. (Versão paga)
    • Medite.se - aplicativo que ensina meditação de forma simples. A ideia é fazer de você o seu próprio personal trainer para ajudá-lo a treinar sua mente.
  2. Comer
    Comer direito, realizar uma dieta boa e saúdavel, pois a sua saúde merece o melhor.
    • 8fit - aplicativo que permite criar dietas de acordo com seu perfil. (Versão paga)
  3. Exercício
    Todo mundo sabe que praticar exercícios ajuda a melhorar auto-estima, diminuir e controlar o peso, traz bem-estar mental, ajuda a tratar a depressão e diminui risco de muitas doenças.
    • Smartwatches para monitorar quantos passos você dá, como está seu batimento cardíaco, ligar para a polícia caso você caia, entre outras funcionalidades.
    • Lark - aplicativo que tem como objetivo ser um treinador pessoal aonde acompanha suas atividades físicas, envia textos motivacionais e alerta quando está muito parado.
    • 8fit - aplicativo que permite você realizar treinos funcionais. (Versão grátis)
    • Runtastic - aplicativo que ajuda a monitorar suas atividades e progressos e alcançar suas metas.
  4. Remover coisas
    Vamos vivendo e as coisas vão se empilhando e não vamos percebendo, temos que tirar as coisas da nossa cabeça. Quanto menos coisas tivermos para nos preocupar na vida, melhor, porém a vida sempre nos dar preocupações então precisamos de sistemas que auxilia a lidar com isso.
    • Outlook gerenciador de e-mail aonde você puxa pro lado e arquiva o e-mail.
    • IFTTT é uma ferramenta que permite ações automáticas (Se isso então aquilo) por exemplo: Se eu estiver no mercado enviar SMS com a lista de compras.
    • Evernote melhor bloco de notas que existe, anote tudo que puder para deixar sua cabeça livre.
  5. Organização
    Os benefícios da organização são o fim da procrastinação e da baixa produtividade, traz sentido para a vida, diminui o estresse e o desgaste mental.
    • Wunderlist - aplicativo de listas e lembretes.
    • Todoist - aplicativo de listas e lembretes.
    • FamilyWall - aplicativo para organizar a vida familiar e manter todos mundo informado.
  6. Gerenciar o seu tempo
    • Pomodoro Timer - aplicativo de pomodoro é uma técnica consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos.
    • 30/30 - aplicativo de timeboxing que é muito parecido com a técnica Pomodoro, o timeboxing separa um número de minutos ou horas para executar a tarefa.
  7. Rituais
    Entenda os rituais da vida, tem coisas que são muito importante e você não sabe. Para mim é importante tomar banho ao acordar, se eu não tomo banho o meu dia não funciona.

  8. Novos hábitos
    Procurar adiquirir a ter novos hábitos para evitar problemas futuros.
    • Coach.me você contrata um coach para te ajudar a chegar no seu objetivo.
  9. Desafie-se
    Procure coisas novas o que você não está acostumado a fazer, como estudar Alemão, cozinhar, pescar, entre outras coisas para estar em constante evolução, sempre aprendendo algo novo.
    • 12 minutos - extrai as melhores ideias dos best sellers de não ficção em leituras e audios de apenas 12 minutos.
  10. Bonus
    Talvez você precisa de uma logo simples, um plano de fundo diferente, você pode contratar uma pessoa por U$5,00 utilizando o fiver.
    • https://www.fiverr.com/ serviços de freelance para o seu negócio.
    • Splitwise é um aplicativo para fazer divisão de contas.

Conclusão

Eu falei sobre muitas ferramentas para otimizar a vida, porem é o que funciona para mim. Você deve procurar o que funciona para você e sempre reveja a sua performance para saber se você está melhorando, afinal o objetivo dessas ferramentas é facilitar sua vida e encontrar a sua melhor versão.


Fontes: